Executando as primeiras etapas no servidor Tivoli Storage Manager no S.O Windows - parte final

Boa noite, caros leitores.
Primeiramente, peço desculpas pela semana passada que não houve nenhum conteúdo novo. Eu estava bastante ocupado em um projeto no meu trabalho e o tempo disponível foi escasso.

Neste post, estarei completando com as primeiras etapas a serem realizadas no servidor TSM de forma manual, sem o auxílio do Assistente de Configuração, que foi demonstrado no post anterior.


Criando o ID do Usuário e os Diretórios para a Instância do Servidor

O primeiro passo consiste em criar o usuário que será o proprietário da(s) instância(s) do servidor TSM. Esse procedimento deverá ser adotado nos dois métodos (com ou sem o Assistente de Configuração).
  • Crie o usuário;

  • Adicione o novo usuário aos grupos Administrators, DB2ADMNS e DB2USERS;

  • Faça o login com o novo usuário criado;
Após a criação do usuário proprietário da(s) instância(s), é hora de criar os diretórios que serão utilizados. É extremamente importante verificar que o usuário previamente criado tenha permissão de leitura/gravação em todos os diretórios pertinentes ao servidor TSM.

Esse procedimento também deverá ser seguido nos dois métodos (com ou sem o Assistente de Configuração).
Crie diretórios vazios para cada um dos itens mostrados a seguir.
Como boa prática o banco de dados (DB2), o archive log e o active log devem residir em diferentes volumes físicos.
Para o laboratório eu configurei meu servidor com as seguintes unidades de disco:
Antes de prosseguir com a configuração manual, os seguintes pré-requisitos deverão ser atendidos:

1. Ative o Compartilhamento para Contas de Convidados ou de Todos.

2. Desative o compartilhamento da senha protegida:
  • Clique em Iniciar > Painel de Controle > Central de Rede e Compartilhamento > Compartilhamento e Descoberta.
  • Clique em Desativar compartilhamento protegido por senha.
  • Clique em Aplicar e saia.
3. Desative o Controle de Conta do Usuário:

4. Assegure-se de que o Registro Remoto nos Serviços do Windows seja iniciado e que as portas 445, 137 e 139 estejam desbloqueadas no firewall.

5. Clique em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Política de Segurança Local > Configurações de Segurança > Políticas Locais > Opções de Segurança. Clique duas vezes na seção Contas: Status da Conta do Administrador. Selecione Ativar e clique em OK.

6. Clique em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Política de Segurança Local > Configurações de Segurança > Políticas Locais > Opção de Segurança. Clique duas vezes na seção Controle de Conta do Usuário: Execute todos os administradores no Modo de Aprovação do Administrador. Selecione Desativar e clique em OK.

Após esses procedimentos, reinicie o servidor para que as novas políticas de segurança entrem em vigor.

Preparando o Gerenciador de Banco de Dados para Backup

Para fazer backup do banco de dados para o Tivoli Storage Manager, você deve ativar o gerenciador e configurar a interface de programação de aplicativos (API).

Este procedimento só se faz necessário se você não utilizar o assistente de configuração para criar uma instância do servidor.

Execute as seguintes etapas antes de emitir os comandos BACKUP DB ou RESTORE DB.

Todas as etapas a seguir utilizam os diretórios que foram criados nas etapas anteriores:

Diretório da instância: c:\Tivoli\TSM\Server1
Nome da instância: tsmserver1

1 – Crie um arquivo tsmdbmgr.env no diretório c:\Tivoli\TSM\Server1 com o seguinte conteúdo:
2- Defina a configuração da variável de ambiente da API DSMI para a instância de banco de dados:

a)  Execute o utilitátio db2cmd.exe, o mesmo está localizado no subdiretório db2\bin, em seu diretório de instalação do TSM; no meu caso, está em C:\Tivoli\TSM\db2\BIN:

       b)   Emita o seguinte comando:

 3 - Crie o arquivo tsmdbmgr.opt com o seguinte conteúdo:
 4- Pare e inicie a instância do banco de dados:
 5 – Execute os seguintes comandos:
Configurando a Instância do Servidor Manualmente

1 – Efetue login como Administrator:

2 – Crie uma instância do TSM com o comando db2icrt. O seguinte exemplo utilizará o usuário criado anteriormente (tsm_service) e o nome da instância será Server1:
3 – Altere o caminho padrão para o banco de dados para o diretório criado para a instância:

a) Clique em Iniciar > Programas > IBM DB2 > DB2TSM1 > Ferramentas de Linha de Comandos > Processador de Linha de Comandos

b)   Digite quit:
  c)  No prompt de comandos, execute o seguinte comando para setar a instância na qual estará sendo alterado o caminho padrão do banco de dados:
   d)   Defina a unidade padrão. No exemplo desta instalação, o diretório da instância está localizado no C:\Tivoli\TSM\Server1, então neste caso emitirei o seguinte comando:

4 – Crie um arquivo de configuração para o servidor (dsmserv.opt), no diretório da instância (C:\Tivoli\TSM\Server1).

Para melhor entendimento, você pode baixar e customizar esse arquivo dsmserv.opt com todas as opções comentadas.

Formatando o Banco de Dados e o Log

Nenhuma outra atividade do servidor é permitida durante a inicialização do banco de dados ou do log de recuperação.

Após configurar as comunicações do servidor, você estará pronto para inicializar o banco de dados. Estes procedimentos deverão ser efetuados após o login do usuário da instância.

“Como uma recomendação geral, inicie com quatro ou mais caminhos de armazenamento. O gerenciador do banco de dados para o servidor TSM possui uma oportunidade melhor de exploração de E/S paralela quando usar múltiplos caminhos de armazenamento.” IBM Tivoli Storage Manager para Windows: Guia de Instalação

Nesta instalação de demonstração, estarei utilizando somente um diretório para o armazenamento do banco de dados. Não adote essa prática em um ambiente de produção.

Configurando a Página de Código do Servidor

Configure a variável de ambiente do sistema DB2CODEPAGE como 819 para cada instância do servidor. Antes de emitir o comando DSMSERV FORMAT, efetue logon no sistema como o proprietário da instância do servidor e emita este comando:

Inicializando uma Instância do Servidor

Use o utilitário DSMSERV FORMAT para inicializar uma instância do servidor. Então, execute o seguinte comando:

Criando um Serviço do Windows para a Instância do Servidor

Após a conclusão das etapas anteriores, é necessário criar um Serviço do Windows para a instância do servidor TSM.

Para isso execute o seguinte comando:
Neste exemplo, criei o serviço com o nome TSM Server1 com o usuário que iniciará o serviço “tsm_service” e a senha do usuário especificado “admin”.

Iniciando a Instância do Servidor

Para iniciar a instância que foi configurada, execute os seguintes procedimentos:

1 – Entre no diretório de instalação do servidor TSM: 
2 – Execute o seguinte comando para iniciar a instância Server1:
3 – Registre um usuário administrativo para o gerenciamento do servidor TSM:
Neste exemplo foi registrado o usuário admin com o password admin.

4 – Execute o seguinte comando para dar permissão administrativa ao usuário récem criado:
Registrando o nome do servidor TSM

Para finalizar com as etapas iniciais, devemos configurar o nome do servidor TSM. Para isso, abra o administrative command line no seguinte caminho “C:\Tivoli\TSM\server\tsmdiag\dsmadmc.exe” e realize o login com o usuário administrativo criado:
Após efetuar o login no dsmadmc, execute o seguinte comando para registrar o nome do servidor TSM:
Neste exemplo, foi configurado o nome do servidor para VM-SERVERTSM-WIN.

Depois de todos esses procedimentos de configuração, as seguintes etapas foram executadas:
  • Criação da base de dados da instância;
  • Formatação da base de dados;
  • Criação do arquivo de configuração dsmserv.opt; 
  • Criação do serviço da instância;
  • Criação de 03 storage pools (BACKUPPOOL, ARCHIVEPOOL e SPACEMGPOOL);
  • Nomeação do servidor TSM (Neste exemplo VM-SERVERTSM-WIN);
  • Criação do usuário administrativo ADMIN;
  • Permissão de administrador para o usuário ADMIN;
  • Inicio do serviço da instância do TSM.
Após todas essas etapas o servidor TSM está instalado e operacional.

Lembrando que essas são configurações iniciais e que o servidor TSM pode e deve ser modificado, a fim de atender a necessidade do ambiente ao qual ele será implementado.

Conforme demonstrei no post anterior, utilize como boa prática colocar um atalho no desktop do dsmadmc.

Outra dica importante é criar um atalho do dsmadmc com a chave -consolemode no desktop. Assim, tudo o que ocorre no servidor TSM irá aparecer na tela do console, seja logs, comandos executados, processos administrativos etc....
Para criar o atalho do dsmadmc em modo de console, crie um atalho no desktop: clique com o botão direito do mouse em cima no ícone do dsmadmc; clique em propriedades; no caminho (target) após C:\Tivoli\TSM\server\tsmdiag\dsmadmc.exe, coloque a chave -consolemode. Abaixo segue um exemplo com o caminho já incluído o usuário e o password:

C:\Tivoli\TSM\server\tsmdiag\dsmadmc.exe -id=admin -password=**** -consolemode

Bem, senhores(as). Demonstrei como executar as primeiras etapas no servidor TSM pelos dois métodos possíveis: tanto pelo Assistente de Configuração, quanto pela execução de todos os procedimentos de forma manual.

Os próximos posts sobre Tivoli Storage Manager serão sobre os procedimentos de instalação no Sistema Operacional Linux.

Espero que aproveitem, até mais e um grande abraço.

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