Executando as primeiras etapas no servidor Tivoli Storage Manager no S.O Windows - parte 01

Boa noite, caros leitores,

Neste post, estarei finalizando todas as etapas para o planejamento, instalação e implementação do servidor Tivoli Storage Manager.

Nos artigos anteriores, descrevi as etapas do planejamento para a instalação e a instalação propriamente dita; então hoje, irei completar com os primeiros procedimentos para tornar o servidor operacional após sua instalação.


Criando o ID do Usuário e os Diretórios para a Instância do Servidor

O primeiro passo consiste em criar o usuário que será o proprietário da(s) instância(s) do servidor TSM. Lembrando que um único usuário poderá ser proprietário de mais de uma instância do servidor TSM.

Este usuário será responsável por iniciar o servidor TSM como serviço no Windows; por isso, o mesmo deve ter os privilégios necessários (localmente ou no domínio, se for o caso).
 
Algumas regras devem ser obedecidas na criação do usuário, são elas:

  1. Somente letras em minúsculas (a-z), números (0-9) e o caractere sublinhado podem ser usados.
  2. Deve ter 30 caracteres ou menos e não pode iniciar com ibm, sql, sys ou um numeral.
  3. O ID do usuário e o nome do grupo não podem ser user, admin, guest, public, local ou qualquer palavra reservada de SQL.
  • Crie o usuário;





  • Adicione o novo usuário aos grupos Administrators, DB2ADMNS e DB2USERS;



  • Faça o login com o novo usuário criado;
Após a criação do usuário proprietário da(s) instância(s), está na hora de criar os diretórios que serão utilizados. É extremamente importante verificar que o usuário, previamente criado, tenha permissão de leitura/gravação em todos os diretórios pertinentes ao servidor TSM.

  • Crie diretórios vazios para cada um dos itens mostrados a seguir. Como boa prática, o banco de dados (DB2), o archive log e o active log devem residir em diferentes volumes físicos.
Para o laboratório eu configurei meu servidor com as seguintes unidades de disco:


  • Crie os diretórios:
"Quando o banco de dados do servidor for inicialmente formatado, use vários caminhos de armazenamento (diversos diretórios). Como uma recomendação geral, inicie com quatro ou mais caminhos de armazenamento. O gerenciador do banco de dados para o servidor Tivoli Storage Manager possui uma oportunidade melhor de exploração de E/S paralela quando usar múltiplos caminhos de armazenamento." - IBM Tivoli Storage Manager para Windows: Guia de Instalação

Conforme explicado anteriormente, essa instalação é em ambiente de laboratório. Por esse motivo, estarei utilizando somente um único diretório para o banco de dados. Mas, lembre-se de que esse exemplo não deve ser seguido em um ambiente de produção.
 
Antes de prosseguir com o Assistente de Configuração ou com a configuração manual, os seguintes pré-requisitos deverão ser atendidos:

1. Ative o Compartilhamento de arquivo e de impressão.
2. Desative o compartilhamento protegido por senha:
  • Clique em Iniciar > Painel de Controle > Central de Rede e Compartilhamento > Compartilhamento e Descoberta.
  • Clique em Desativar compartilhamento protegido por senha.
  • Clique em Aplicar e saia.
 3. Desative o Controle de Conta do Usuário:

4. Assegure-se de que o Registro Remoto nos Serviços do Windows esteja iniciado e que as portas 445, 137 e 139 estejam desbloqueadas no firewall.

5. Clique em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Política de Segurança Local > Configurações de Segurança > Políticas Locais > Opções de Segurança. Clique duas vezes na seção Contas: Status da Conta do Administrador. Selecione Ativar e clique em OK.

6. Clique em Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Política de Segurança Local > Configurações de Segurança > Políticas Locais > Opção de Segurança. Clique duas vezes na seção Controle de Conta do Usuário: Execute todos os administradores no Modo de Aprovação do Administrador. Selecione Desativar e clique em OK.


Após esses procedimentos, reinicie o servidor para que as novas políticas de segurança entrem em vigor.

Após a criação do(s) usuário(s) e dos diretórios, iniciaremos a configuração inicial do servidor TSM. 

    Existem duas formas para conclusão das etapas:   
  1. Pelo o assistente de configuração, ou
  2. Executando todas as etapas manualmente.
Configurando o Tivoli Storage Manager Usando o Assistente de Configuração

  • Clique em Iniciar > Todos os Programas > Tivoli Storage Manager > Configuration Wizard
Após iniciar o Assistente de Configuração siga as seguintes etapas:

  • Selecione o idioma;
  • Escolha o nome da Instancia a ser configurada, preencha com o usuário e a senha que foram previamente criados;
 
  • Defina o diretório da instância do servidor TSM:
 
  • Defina o(s) diretório(s) do banco de dados (DB2):
 
  • Defina o tamanho do active log e os diretórios a serem utilizados pelo active log, archive log, active log mirror e failover archive log:
  • Defina o nome do servidor TSM e o idioma do servidor. Por default o nome sugerido para o servidor e o hostname:
  • Especifique um usuário adminstrativo para o Tivoli Storage Manager:
  • Configure as portas a serem utilizadas ou deixe os valores padrões:
  • Será exibido um resumo das configurações:
  • E após todas as etapas a conclusão das configurações:
 
 Através do guia de configuração as seguintes etapas foram executadas:
  • Criação da base de dados da instância;
  • Formatação da base de dados;
  • Criação do arquivo de configuração dsmserv.opt; 
  • Criação do serviço da instância;
  • Criação de 03 storage pools (BACKUPPOOL, ARCHIVEPOOL e SPACEMGPOOL);
  • Nomeação do servidor TSM (Neste exemplo VM-SERVERTSM-WIN);
  • Criação do usuário administrativo ADMIN;
  • Permissão de administrador para o usuário ADMIN;
  • Inicio do serviço da instância do TSM.

Após todas essas etapas, o servidor TSM está instalado e operacional. Lembrando que essas são configurações iniciais e que o servidor TSM pode e deve ser modificado, a fim de atender a necessidade do ambiente ao qual ele será implementado.

Ao longo dos posts sobre o Tivoli Storage Manager, irei demonstrar a instalação do Administration Center e o gerenciamento do servidor TSM por essa ferramenta; mas, outra forma de gerenciar o servidor TSM é via linha de comando pelo dsmadmc e ele está localizado no seguinte caminho C:\Tivoli\TSM\server\tsmdiag (ou na raiz da instalação do TSM).

Utilize como boa prática colocar um atalho no desktop do dsmadmc. Outra dica importante é criar um atalho do dsmadmc com a chave -consolemode no desktop. Assim, tudo o que ocorre no servidor TSM irá aparecer na tela do console, seja logs, comandos executados, processos administrativos etc....


Para criar o atalho do dsmadmc em modo de console, crie um atalho no desktop: clique com o botão direito do mouse em cima no ícone do dsmadmc; clique em propriedades; no caminho (target), após C:\Tivoli\TSM\server\tsmdiag\dsmadmc.exe, coloque a chave -consolemode

Abaixo segue um exemplo com o caminho já incluído, o usuário e o password:

C:\Tivoli\TSM\server\tsmdiag\dsmadmc.exe -id=admin -password=**** -consolemode

Bem senhores(as), como eu disse, após todos esses procedimentos o servidor Tivoli Storage Manager está instalado e operacional.

Na próxima parte, estarei realizando toda a configuração manualmente e não pelo Assistente de Configuração.

Até mais e um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário